Museo

Pinacoteca de São Bernardo do Campo

Pinacoteca de São Bernardo do Campo
Dirección:
Rua Kara, 105 - Jardim do Mar, São Bernardo do Campo, Sao Paulo, Brasil
Espacios expositivos:
Pinacoteca de São Bernardo do Campo
Rua Kara, 105 - Jardim do Mar São Bernardo do Campo, Sao Paulo, Brasil
Descripción de la Organización
De 1975, ano de sua inauguração, para cá, a Pinacoteca de São Bernardo do Campo já promoveu inúmeras exposições que revelam e valorizam artistas da região do ABC, além de contar com um acervo de 1.544 obras de nomes conhecidos pelos apreciadores de arte – tais como Sacilotto, João Suzuki e Maria Irene Ribeiro, e artistas da atualidade como Sandra Cinto, Daniel Melim, Vitor Mizael e Giovani Caramello. Atividades que a reafirmam como o maior espaço de exposição permanente de arte moderna e contemporânea local. Com tamanha importância cultural e visando uma melhor comunicação com a população, no ano passado a instituição inscreveu-se e foi contemplada no edital de preservação de acervos museológicos do ProAc (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo para investir na reestruturação da reserva técnica, na construção do laboratório de conservação, na catalogação e armazenamento das peças que compõem o acervo e ... na criação de um plano museológico. Desde janeiro o projeto está em andamento e segundo Thomaz Pacheco, ex-curador da Pinacoteca e responsável por esta ação, este novo momento da instituição vai permitir uma maior transparência na gestão e pleno acesso às obras ao possibilitar a criação de um plano museológico. “Atualmente, nós estamos na fase de higienização, identificação, catalogação e digitalização do acervo. Este é um ponto chave, pois é a partir dele que vamos gerar a mostra e o catálogo digital que revelam a riqueza de material que estão disponíveis no museu ”, divide. Para o atual curador, Gonçalo Pavanello, além de beneficiar a população, tal iniciativa vem de encontro com o novo panorama da gestão pública. “Existe uma preocupação em proporcionar formações continuadas para uma melhor gestão das peças, facilitando pesquisas sobre obras e artistas consagrados. Assim, todas as entradas e saídas poderão ser assistidas pelos funcionários”, explica. As obras estruturais devem ser finalizadas até agosto e a mostra de conclusão ainda não tem uma data definida. Momento histórico A criação do Plano Museológico da Pinacoteca de São Bernardo do Campo entra para história cultural da região do ABC, uma vez que nenhum museu e instituições correlacionadas contam com um validado. Sua criação permite traçar objetivos de cada uma de suas áreas de funcionamento, bem como ampliar a comunicação com outros museus nacionais e internacionais - uma vez que o desenvolvimento do Plano segue regras de outros países. “Em tempos politizados, em que a transparência vem sendo cada vez mais cobrada pela população como um todo, o Plano chega para reafirmar este compromisso da Pinacoteca. Pois é por meio dele que será possível respaldar a gestão, definir diretrizes e metas que serão discutidas pelos profissionais envolvidos. Esta ferramenta prioriza as ações que o espaço vai desenvolver, sendo permanentemente revisado conforme a periodicidade estabelecida internamente”, explica Pavanello.

 

 

Entrada actualizada el el 09 jun de 2017

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones
Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¡Sigue informado desde nuestro canal!

Recibe las noticias de nuestras ediciones de España, Brasil, Colombia, Chile, Portugal, Argentina y México

Recibir alertas de noticias