Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

The fourth wall

Dónde:
Paço das Artes [ESPACIO CERRADO] / Av. da Universidade, 1 - Vila Universitaria / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
04 oct de 2012 - 02 dic de 2012
Inauguración:
04 oct de 2012
Organizada por:
Descripción de la Exposición

O primeiro contato entre o homem branco e civilizações longínquas é o ponto de partida para uma das obras mais extensas do artista alemão Clemens von Wedemeyer, The fourth wall (A quarta parede), exposição que o Paço das Artes inaugura em parceria com o Goethe-Institut no dia 04 de outubro. A mostra fica aberta para visitação gratuita até o dia 02 de dezembro.

 

Tendo como ponto de partida o mito em torno dos Tasaday, uma tribo supostamente descoberta em 1971 na selva da Ilha de Mindanao, nas Filipinas, The fourth wall é composta por diferentes fragmentos de filme, todos fazendo referência ao primeiro contato de antropólogos e exploradores com grupos de pessoas vivendo em selvas remotas, que nunca tiveram contato com a civilização ocidental. Cartazes e livros completam a exposição.

 

Mais do que ... formular uma conclusão sobre a tribo Tasaday, a exposição confere ao expectador o papel de detetive ou explorador, tecendo uma teia entre fato e ficção ao redor da noção de primeiro contato. O título da exposição faz alusão à barreira imaginária entre atores e público que deve existir para que uma apresentação pareça real.

 

Os Tasaday: mito ou verdade?

 

Os Tasaday, um grupo de 26 pessoas, foram encontrados na floresta de Mindanao, uma ilha ao sul das Filipinas. Antes de serem descobertos, em 1971, seu modo de vida se manteve aparentemente afastado do contato com outras civilizações e intacto desde a Idade da Pedra. Homens das cavernas que trajavam apenas folhas e usavam ferramentas de pedra, os Tasaday se tornaram um tema espetacular para fotógrafos, repórteres e antropólogos na época. A história do grupo inspirou filmes e livros, delineou a imagem do filipino para o exterior e chegou a influenciar os movimentos hippie de retorno à natureza. O excêntrico e polêmico milionário Manuel Elizalde Junior, chefe da Fundação Panamin (agência defensora das minorias nas Filipinas), criou uma reserva para evitar a exploração do habitat natural dos Tasaday. Além disso, estabeleceu controles sobre a mídia e a investigação científica, com o objetivo de preservar seu modo de vida, linguagem e alimentação. Em 1972, o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos, declarou à reserva o status de área restrita. No mesmo ano, a declaração da lei marcial nas Filipinas fez com que, por muitos anos, o acesso a Mindanao se tornasse ainda mais difícil.

 

Até que, em 1986, 15 anos após a descoberta dos Tasaday, um jornalista que procurava pela tribo conseguiu chegar às cavernas, então abandonadas. Próximo dali encontrou o grupo vivendo em casas, fumando cigarros e vestindo calças jeans. Uma vez mais, o grupo foi alvo de manchetes, dessa vez, porém, faltava clareza à sua história. Será que o grupo isolado na floresta mudou tão radicalmente em 15 anos, ou em um período anterior, eram atores que haviam encenado tudo? Conferências internacionais de antropólogos ansiavam por averiguar a verdade.

 

As opiniões sobre a autenticidade dos Tasaday eram controversas. Alguns consideram a descoberta da tribo uma fraude. Outros consideram implausível que um grupo de camponeses poderia representar a vida na Idade da Pedra de maneira tão convincente de forma a enganar os repórteres ocidentais e até os antropólogos? Controvérsias e inconsistências acompanharam a maioria dos argumentos.

 

Mesmo após o parlamento das Filipinas ter emitido um anúncio declarando a autenticidade dos Tasaday, muitos permanecem incertos sobre a veracidade do grupo. Alguns acreditam que os Tasaday são a maior fraude da historia da antropologia.

 

 

 

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones