Exposición en Lisboa, Portugal

Ana Hatherly: Pintura de signos

Dónde:
Fundação Portuguesa das Comunicações / Rua do Instituto Industrial, 16 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
30 jun de 2016 - 15 oct de 2016
Inauguración:
30 jun de 2016
Horario:
De 2ª-feira a sábado, das 10h00 às 18h00.
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Continua patente na Fundação Portuguesa de Comunicações, a exposição “ANA HATHERLY: PINTURA DE SIGNOS” (1929-2015) que mostra a diversidade de expressões formais, técnicas e de suportes utilizados pela autora ao longo de mais de 40 anos de atividade criativa, procurando-se, através da diversidade das obras, exemplificar uma inquietação estética própria da sua criatividade enquanto precursora da Poesia Experimental e também enquanto reconhecida artista plástica. Ana Hatherly gostava de trabalhar por séries, explorando as possibilidades que cada uma lhe proporcionava e, nesse sentido, poder-se-á considerar que cada uma das obras expostas representa uma porta para a descoberta de um conjunto de trabalhos que essa obra invoca. São apresentados desenhos, pinturas e ... colagens de diversas décadas, desde um retrato de Natália Correia e um autorretrato de 1961, passando pelas reconhecidas caligrafias com características poéticas que constituem, porventura, a faceta mais conhecida da sua obra plástica, passando pelos anos 90 com uma expressividade mais pictórica e onde a força do cromatismo é mais evidente, até aos anos 2000, sobretudo a sua última fase, com um conjunto de trabalhos denominados genericamente de “Neograffitis”. Atenta às realidades sociais, apresentam-se igualmente obras que demonstram a envolvência de Ana Hatherly com acontecimentos marcantes, como a Revolução de Abril, as referências a Timor-Leste e ao 11 de setembro de 2001. Recusando a “coerência” que normalmente se gosta de evidenciar nos artistas plásticos, Ana Hatherly optou por uma intransigente liberdade expressiva e uma libertadora irreverência criativa, deixando a imaginação invadir os suportes, normalmente simples, onde executava as suas obras. Os trabalhos e os documentos selecionados para a exposição “ANA HATHERLY: PINTURA DE SIGNOS”, muitos deles inéditos, são provenientes do Arquivo de Poesia Experimental Fernando Aguiar, que possui um extenso núcleo dedicado a Ana Hatherly constituído por obras originais, gravuras e serigrafias, livros, catálogos, cartazes, fotografias e vários objetos iconográficos. A exposição está patente até ao dia 15 de Outubro na Fundação Portuguesa de Comunicações, em Lisboa, de 2ª-feira a sábado, das 10h00 às 18h00.

 

 
Imágenes de la Exposición
O escritor invadido pelo escritor_18,7x14,9cm_1974

Entrada actualizada el el 01 ago de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones