Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Paisagens Imersas

Dónde:
Centro Cultural Correios - Rio de Janeiro / Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
20 dic de 2016 - 24 feb de 2017
Inauguración:
20 dic de 2016 / 19:00
Horario:
De terça-feira a domingo, das 12 às 19h
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Arte e ciência levam o visitante a um instigante mundo costeiro marinho em pinturas, colagens, instalações e vídeos com objetivo de aprofundar conhecimento e valorizar as questões ambientais. A exposição prestigia o público do Centro Cultural Correios com 19 obras da artista plástica Sandra Felzen, entre pinturas e colagens, inspiradas no ecossistema costeiro marinho. Também integra a mostra uma instalação vídeo-sonora sobre projetos desenvolvidos pelo Instituto Brasileiro de Biodiversidade - BrBio; a vídeo-instalação "Beleza Fatal", focada na temática do coral-sol, além de trabalhos produzidos por Monica Carvalho e Antonio Bernardo, parceiros da Instituição. A produção é do designer Jair de Souza. "A exposição reúne os olhares, da criação e da ciência, sobre o mundo costeiro marinho e tem como objetivos instigar o visitante a valorizar as questões ambientais e estimulá-lo a se aprofundar em uma experiência única", explica Sandra. As obras foram criadas a partir da interação da artista com três projetos ... do BrBio: Coral Sol, Restinga Viva e Ecorais e inspiradas na fauna e flora nativas marinhas, com destaque para os corais brasileiros e o coral-sol - um invasor originário do Indo-Pacífico, que constitui uma séria ameaça à biodiversidade do litoral brasileiro e de outros países das Américas. Os trabalhos que fazem referência à restinga - um dos ambientes brasileiros mais ameaçados - retratam espécies emblemáticas. A carioca Sandra Felzen é formada em química, mestre em ciências ambientais, e começou os estudos em artes plásticas nos anos 80, em Nova York. Em seu vasto currículo constam realizações e participações em várias exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. A diretora executiva do BrBio, Simone Oigman-Pszczol, ressalta: "essa exposição tem um significado enorme para nós da equipe da Instituição. Nosso instituto é um agente de multiplicação do conhecimento científico através da articulação para a conservação da biodiversidade. E é a partir dessa visão que buscamos criar e executar projetos multidisciplinares em ambientes marinhos e regiões costeiras. Foi justamente a integração entre os projetos e a arte que resultou na mostra". O BrBio é uma organização da sociedade civil de interesse público que tem como objetivo contribuir para a proteção e conservação do ambiente, através da promoção e implementação de projetos de pesquisas básicas e aplicadas à sustentabilidade ecológica, social e econômica. Pautado no conhecimento científico, tem como missão articular e integrar os diferentes setores da sociedade em busca de soluções para minimizar problemas ambientais, conservando a biodiversidade e contribuindo para uma melhor qualidade de vida da sociedade. Desenvolve iniciativas socioambientais que contemplam ações de monitoramento, manejo, educação ambiental, comunicação social, pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.

 

 
Imágenes de la Exposición
BrBio: Coral Sol

Entrada actualizada el el 12 dic de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones