Descripción de la Exposición
"The Most Beautiful Language" é a primeira grande exposição individual de Grada Kilomba, que traz a sua prática transdisciplinar e singular de dar corpo, voz e imagem aos seus próprios textos, usando num único espaço a instalação de vídeo, a leitura encenada, a performance, a colagem de texto e a instalação de som.
Sendo-lhe muitas vezes dito que o seu idioma materno é "a língua mais bela", a artista portuguesa questiona: quais são os corpos que podem representar esta língua? E quais são as "línguas" que estes corpos falam?
Com uma beleza intensa e precisa, Kilomba explora não apenas os desejos coloniais e as contradições das narrativas dominantes, como também desvenda um espaço recheado de novas linguagens. Linguagens, que revelam as vozes urgentes de um passado e presente reprimidos; e que se opõem ao que a artista chama uma “dupla ignorância”: não saber, e não ter que saber.
Com curadoria de Gabi Ngcobo, a exposição apresenta novos corpos de trabalho que combinam uma variedade de formatos e géneros, levantando questões fundamentais sobre falar, silenciar e ouvir, numa sociedade pós-colonial. Para Kilomba, “the most beautiful language" é a língua que fala da própria realidade silenciada.
O trabalho de Grada Kilomba vai estar em exibição, simultaneamente e pela primeira vez no seu país de origem, em duas instituições – na Galeria Avenida da Índia/EGEAC-Galerias Municipais com "The Most Beautiful Language" e no MAAT-Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, com "Secrets to Tell" - o que, incluindo diferentes corpos de trabalho, cria um diálogo entre os dois espaços expositivos. Reflexões sobre o seu trabalho terão lugar em conversas no Teatro Maria Matos e no Hangar.
Em The Most Beautiful Language, Kilomba exibe as seguintes obras:
The Simple Act of Listening
Grada Kilomba, 2017
Instalação com uma cadeira de madeira, três bancos, cinco microfones fixos com cabos e poema impresso em vinil na parede. Coleção da artista.
Printed Room
Grada Kilomba, 2017
Instalação áudio e papel de parede (páginas A3).
Créditos: Música de Moses Leo; Páginas por Ângela Guerreiro, Anne Caroline Quiangala, Anne Wiegman, Claudia Mignone, Gia Abrassart, Heather, Iury S Trojaborg, Jamil Khan, Laura Alonso, Liliana Coutinho, Mariana Duarte, Natalie Riedelsheimer, Olga Ramirez Oferil, Robert A. Bellinger, Suelyn Melo Range, Thais Vera Utrilla, Theophilus, Wouter Arrazola. Coleção da artista.
The Dictionary
Grada Kilomba, 2017
Instalação vídeo de cinco canais, 4 min, em loop. Coleção da artista.
The Chorus
Grada Kilomba, 2017
Poema impresso em vinil, cor cinza em parede branca. Coleção da artista.
Plantation Memories
Grada Kilomba, 2015
Instalação vídeo em dois canais de leitura cénica, 5 min, em loop.
Créditos: Escrito e Realizado por Grada Kilomba. Interpretado por Martha Fessehatzion, Moses Leo, Michael Edode Ojake, Araba Walton, Sara-Hiruth Zewde. Câmara/Som de Zé de Paiva, Kathleen Kunath, Thabo Thindi. Design de Luz e Som por Grada Kilomba. Música de Geisbaba (Michael Geithner, Moses Leo). Editado por Grada Kilomba. Finalização da Imagem por Zé de Paiva. Produzido por Grada Kilomba em coprodução com Kultursprünge im Ballhaus Naunynstrasse, Berlim. Leitura encenada baseada no livro de Grada Kilomba, “Plantation Memories-Episodes of Everyday Racism”. Coleção da artista.
Premio. 11 abr de 2025 - 16 may de 2025 / Bilbao, Vizcaya, España
Ayudas 2025-26 para la realización de proyectos artísticos con cesión de estudio en Bilbao Arte
Exposición. 14 may de 2025 - 08 sep de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España
Formación. 30 oct de 2025 - 11 jun de 2026 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España