Descripción de la Exposición
Como parte do Projeto Octógono Arte Contemporânea, a Pinacoteca de São Paulo recebe a instalação “Escola Panapaná”, de Denilson Baniwa: uma construção em três pavimentos cujo interior acolherá aulas de línguas e culturas indígenas, artes e música. A estrutura, que, no início, evoca a forma de um casulo, se transformará em uma mariposa ao longo do período em cartaz.
As atividades dentro da instalação artística serão ministradas por vários convidados e a programação está publicada aqui e também nas redes sociais da Pinacoteca.
A MARIPOSA
O artista Denilson Baniwa elabora uma analogia entre o tempo do cultivo e tempo da educação, por meio da imagem da metamorfose da borboleta. A obra é fundada na narrativa mítica baniwa, ligada aos processos de coivara, cultivo da roça, semeadura, colheita.
O nome panapaná, que designa o coletivo de borboletas, remete à ideia do comportamento coletivo, do contato e da presença. Ela está também ligada à ideia da dispersão e da migração para a garantia da biodiversidade e da reprodução das ideias transformadas pela educação.
Formación. 30 oct de 2025 - 11 jun de 2026 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España