Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Dynamic Instability

Dónde:
Galería Arte Aplicada / Haddock Lobo, 1406 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
15 oct de 2011 - 31 oct de 2011
Inauguración:
15 oct de 2011
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

Dolly Moreno abre na Arte Aplicada Galeria de Arte a exposição Dynamic Instability, exibindo esculturas que desafiam a gravidade e levam o espectador a tentar entender como as obras, que parecem na iminência de se partir, continuam num equilíbrio perfeito. Os trabalhos dessa mostra, inéditos no Brasil, foram expostos pela primeira vez em uma exposição na Kelley Roy Gallery, Southampton, NY, em 2010.

 

Em Dynamic Instability, Dolly Moreno apresenta obras produzidas entre 2003 e 2010 em aço inox escovado e polido. Essa série traz uma inovação na trajetória da artista, com os primeiros trabalhos nos quais utiliza as cores, que aparecem na forma de lacas multicoloridas. Nessas esculturas encontram-se a fluidez e a rigidez, linhas sinuosas em choque com as retas. Dolly encara seu trabalho como um jogo, um desafio. 'É sempre um duelo entre o aço inox e eu. ... Às vezes o inox vence, às vezes eu. Quando eu ganho, uma escultura começa a tomar forma', analisa.

 

A fragilidade na qual se sustentam as peças tem relação íntima com a vida da própria artista, cuja família deixou o Egito em 1956, durante a Guerra do Suez. O conflito e a necessidade de abandonar seu país provocaram em Dolly uma forte sensação de instabilidade, que, por sua vez, se reflete em suas obras. As peças dessa mostra surpreendem o espectador que as observa de todos os ângulos, podendo verificar como as formas se inclinam e fluem de maneira sutil. As superfícies, que se partem e se reencontram, revelam os segredos escondidos nesses trabalhos.

 

A fragilidade observada no resultado final do trabalho de Dolly Moreno faz um contraponto com a forma como suas peças são produzidas. Para desenvolver as obras, a artista faz uso de maquinário mais comumente encontrado em oficinas de automóvel, como guilhotinas e soldas de altíssima temperatura. Dolly doma e domina os metais. Em seu ateliê, o controle de todas as etapas da criação está em suas mãos. A artista elabora cortes e executa as soldas das peças em aço e latão, suas principais matérias primas. Dynamic Instability exibe formas, volumes, texturas, cores e movimento, resultantes de um árduo trabalho físico para a criação de esculturas que inspiram sensibilidade.

 

Natural do Egito, Dolly Moreno estudou na Universidade de Artes Plásticas do Cairo e L'Atelier de Alexandria. Residiu na França, estudando na École de Beaux-Arts, em Paris e nos Estados Unidos, no Queens College de Nova York. Uma vez no Brasil, fixou residência em São Paulo, onde frequentou o curso de escultura na FAAP. Inserida no circuito de exposições, no Brasil e no exterior, desde o início dos anos 80, tem em seu curriculum mostras individuais e coletivas em território nacional e passagens por França, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Japão e Espanha. Possui obras em coleções privadas, entre elas em instituições de renome, como por exemplo MAM-SP, Universidade Hebraica de Jerusalém e Museu de Arte Marquette, em Illinois. Ganhou, em 2006, o primeiro prêmio na exposição da Société des Beaux Arts no Carrousel do Louvre em Paris. Em janeiro de 2012 Dynamic Instability será exibida na LA Art Show, nos Estados Unidos, à convite da feira de arte.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Dolly Moreno, Making Love

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones