Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Entre a estrela e a serpente

Dónde:
Galeria Leme / Av. Valdemar Ferreira, 130 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
21 may de 2022 - 16 jul de 2022
Inauguración:
21 may de 2022
Horario:
De martes a viernes de 10 a 19 h., sábado de 10 a 17 h.
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Organizada por:
Enlaces oficiales:
Web 
Documentos relacionados:
Promociones arteinformado
Descripción de la Exposición
A Galeria Leme apresenta a mostra coletiva Entre a estrela e a serpente. Com curadoria de Galciani Neves, a exposição apresenta trabalhos de mais de vinte artistas brasileiros de diferentes gerações que se relacionam com o gênero "natureza-morta". A mostra nutre-se de distintas reflexões sobre o tempo e de obras contemporâneas que apresentam símbolos visuais associados a este gênero pictórico. A exposição permanece em cartaz, na Galeria Leme, de 21 de maio a 16 de julho de 2022. A estrela e a serpente são, para Neves, agentes de contextualização temporal, que possibilitam aproximações entre os trabalhos expostos, enquanto simultaneamente os diferenciam em suas provocações. "Estou pensando em diversas formas de perceber o tempo e de como ele pode ser uma estratégia, ou um procedimento de ficcionalização da vida, a partir de uma ordenação cronológica, ou da criação de marcos históricos. Mas também o tempo pode ser entendido como, em uma perspectiva mais ... crítica, um dispositivo de imposição e de opressão", destaca a curadora. Outro disparador importante para a mostra, de caráter ensaístico, é o que se associa quase que de imediato com símbolos visuais próprios do gênero pictórico natureza-morta: a fugacidade da vida, a futilidade das vaidades, a inevitabilidade da morte, as frutas que apodrecem, a ampulheta instaurando a passagem e a implacabilidade do tempo, a anatomia de bichos mortos, a vida silenciosa e em pausa da matéria inanimada, a investigação do poder expressivo dos objetos do cotidiano em constituições intimistas de espaço. "Muitos trabalhos expostos trazem elementos pictóricos e narrativos, que associamos ao gênero de natureza-morta. Embora ocorra uma aproximação, o diálogo entre as obras e a ideia desse gênero pictórico não é pacífico, é um diálogo que propõe uma subversão, que corrompe uma visão eurocêntrica, ao combinar elementos socio-culturais próprios deste território”, afirma Neves. Artistas Adriano Machado, Aislan Pankararu, Aldemir Martins, Aline van Langendonck, Ana Amorim, Ana Elisa Egreja, Eleonore Koch, Felipe Seixas, Fernanda Galvão, Helio Fervenza, Heloisa Hariadne, Ilana Tzirulnik,Julia Gallo, Marta Jourdan, Mayana Redin, Neves Torres, Raquel Garbelotti, Regina Vater, Selva de Carvalho, Simone Moraes, Susanne Schirato, Tiago Mestre e Tiago Sant’Ana. Sobre a curadora Galciani Neves nasceu em Fortaleza (CE). É professora (FAAP e Universidade Federal do Ceará) e curadora. Tem mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É autora do livro “Exercícios críticos: gestos e procedimentos de invenção” (Educ – SP e Fapesp, 2016). Desenvolve projetos curatoriais que traçam diálogos entre arte, literatura e questões ambientais. E atualmente é uma das diretoras artístico-pedagógicas da Biblioteca - Floresta.

 

 

Entrada actualizada el el 20 may de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de esta ficha?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus fichas.
Promociones arteinformado
Exposición Online
02 oct de 2020 - 02 oct de 2030

Online

Exposición
28 ene de 2023 - 18 mar de 2023

The Ryder - Madrid / Madrid, España

Premio
31 ene de 2023 - 15 feb de 2023

Valencia, España

Formación
06 oct de 2022 - 30 jun de 2023

Institut Valencià d’Art Modern (IVAM) / Valencia, España

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones