Descripción de la Exposición
A exposição Grupo 8 é o resultado de uma aproximação documental ao trabalho do “Grupo 8”, um coletivo artístico com grande relevância no contexto artístico português dos anos 70, que desenvolveu e mostrou os seus trabalhos em Évora e em Lisboa, entre os anos de 1977 e 1979. Dos seus membros faziam parte António Palolo, José de Carvalho, José Conduto, Joaquim Carapinha e Joaquim Tavares, entre outros.
Nesta exposição, Joaquim Tavares apresenta o seu trabalho de investigação, documentação e reconstrução de obras e ambiências que caracterizaram o Grupo, condensando numa narrativa expositiva materiais, memórias, vivências e influências. Realizada no âmbito de uma prova de doutoramento a partir do Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora, a exposição Grupo 8 reúne um conjunto significativo de peças da época, incluindo obras inéditas e algumas reconstruções de peças efémeras de artistas deste grupo, entretanto desaparecidas. A perspetiva testemunhal e documental avançada por Joaquim Tavares dá corpo à sua interpretação — com base documental e experiencial — do legado do Grupo 8, que integrava ainda, além dos nomes indicados, Nelson Ferreira Alves, Dimas e Madeira da Rocha.
Ao longo da exposição, um programa de encontros, debates e conferências contribui para esclarecer e aprofundar o conhecimento do Grupo 8 e das suas relações com o contexto português dos anos 70.
Actualidad, 11 oct de 2018
Portugal pone sus colecciones a trabajar: Cachola, Pinto da Fonseca y Berardo
Por PAULA ALONSO POZA
Entre las últimas producciones inauguradas figuran varios préstamos de destacadas colecciones portuguesas: los fondos de la Colección António Cachola se exhiben en el Palacete de São Bento, la Colección António ...
Formación. 30 oct de 2025 - 11 jun de 2026 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España