A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura, apresenta a exposição (IMAGEM) GRÁFICA, com cerca de 140 obras realizadas nas mais diferentes técnicas, para os mais diversos fins entre os anos 1647 e 2006. Estarão à mostra, de ilustrações de livros e revistas a poster psicodélico, de papel moeda e selos postais a calendários, assim como obras de artistas como Jean-Baptiste Debret, Thomas Ender, Johann Moritz Rugendas, Beatriz Milhazes, Carmela Gross, Cildo Meireles, Fayga Ostrower, León Ferrari, Lívio Abramo, Regina Silveira e muitos outros.
Gravura, estampa, imagem impressa, imagem gráfica - convivemos com milhares e milhares de imagens que, multiplicadas pelos mais diversos processos de impressão, inundam nosso cotidiano e nossa imaginação. (IMAGEM) GRÁFICA é a primeira de uma série de exposições que a Pinacoteca de São Paulo realizará apresentando ao visitante diferentes percursos que possam
... contribuir para um maior conhecimento dessa imensa diversidade que é o universo da imagem impressa - sua história, suas peculiaridades e suas possibilidades. A mostra apresenta uma seleção de gravuras realizadas nas mais diferentes técnicas, para os mais diversos fins e ao longo dos últimos 500 anos, desde quando, com a disseminação do fabrico do papel no mundo ocidental, a impressão foi utilizada para a reprodução de imagens e textos - uma das conquistas fundamentais da Era Moderna.
Com Gutenberg (1398-1468), os livros manuscritos, muitas vezes ilustrados por preciosas iluminuras, deixaram de ser privilégio de poucos. Surgem as primeiras publicações, com a utilização de tipos móvel. A prensa utilizada, o prelo, possibilita também a impressão em larga escala de blocos de madeira - as xilogravuras -, para a produção de cartas de baralho, santos de devoção e, agora, livros ilustrados. Em uma Europa pouco alfabetizada, as imagens nas igrejas e das grandes catedrais - pinturas e esculturas, mosaicos e vitrais -, levavam ao povo doutrina e ensinamento. Impressas sobre papel, a imagem gráfica tem o poder de alcance muito maior e muito mais diversificado.
Xilogravuras e gravuras em metal, em suas mais diferentes técnicas, são os grandes provedores de imagens impressas durante três longos séculos, até que a litografia foi inventada, em 1796. Pela facilidade e rapidez de sua execução, o baixo custo e a possibilidade de grandes edições, esse processo veio estabelecer novos paradigmas e uma revolução na comunicação pela imagem. Com a fotografia, a partir de meados do século 19, incontáveis processos fotomecânicos de impressão são desenvolvidos e aprimorados. Mais recentemente, a tecnologia digital vem propiciar procedimentos inovadores, recursos cada vez mais sofisticados para a obtenção de imagens gráficas. Todas essas conquistas técnicas e de tecnologias visando a multiplicação da imagem foram utilizadas também e, desde sempre, por artistas que se viram atraídos pelo surpreendente potencial formal e poético desses recursos.
(IMAGEM)GRÁFICA apresenta, dentro das limitações impostas por tão vasto universo, um recorte estimulante e instigante: de páginas de livros, jornais e revistas, a ilustrações de anatomia e arquitetura; de rótulos e embalagens, a papel moeda; de selo postal, a cartazes de divulgação e, a partir da apropriação feita por artistas - estrangeiros e brasileiros -, um conjunto se trabalhos que mostra as possibilidades dos recursos técnicos disponíveis, na busca de linguagens específicas.
Entrada actualizada el el 26 may de 2016
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.
Recibir alertas de exposicionesMadrid, España
ProjecteSD / Barcelona, España
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España
Actualidad
Online
Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.
Recibir alertas de exposiciones