Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Mestre da Cor

Dónde:
Gustavo Rebello Arte / Rua Visconde Pirajá, 82/ ss.101. Ipanema / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
22 jun de 2021 - 31 jul de 2021
Inauguración:
22 jun de 2021
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Em 1961, apresentando a mostra de Aluísio Carvão no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Mário Pedrosa “advertia os apressados superficiais e mal-humorados para não taxar o pintor de inconsciente ou incoerente, só porque sua pintura atual não apresenta, em primeiro plano, nenhum rigor externo de padrões ou preocupação construtiva ou puramente geométrica”. Fazia esta observação calcado na afirmação de Max Bill, segundo a qual a arte concreta pode expressar-se em formas plenamente a-geométricas ou amorfas. E acrescentava: “O Carvão de hoje é exatamente o Carvão de ontem, como muito provavelmente, será o de amanhã”. O crítico, como se diz, acertou na mosca. O que ele disse há um quarto de século vale para à pintura atual de Carvão: ela continua a mesma e, no entanto, surpreende por sua originalidade e ousadia. Na aparente dispersão de sua obra, ao longo de quatro décadas, há uma grande coerência interna. Esta ... unidade, claro, nem sempre salta à vista, mas existe. Não se trata, porém, de um programa rígido, fechado. E, de fato, não se deve confundir rigor com linha reta ou imprecisão ou desordem. Na fase atual de Carvão, em que suas formas parecem desabrochar como flores matinais, e as cores ganham uma luminosidade e vibração totalmente novas, nada há de espontâneo ou fortuito e o artista mantem-se dentro do rigor de sempre. Texto de apresentação de Frederico Morais para exposição “Aluísio Carvão” outubro/novembro 1986 - Galeria de Arte São Paulo Gustavo Rebello Arte, agora em novo endereço em Ipanema, na Rua Visconde de Pirajá nº 82, ss 101, apresenta uma exposição com obras do acervo e de coleções particulares. A mostra é focada no trabalho de Aluísio Carvão, com pinturas produzidas entre 1959 e 1986, desse artista essencial e ainda pouco reconhecido.

 

 

Entrada actualizada el el 24 ago de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones