Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Modernismo desde aqui

Dónde:
Paço das Artes / R. Albuquerque Lins, 1331 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
02 abr de 2022 - 03 jul de 2022
Inauguración:
02 abr de 2022 / 11:00
Horario:
De martes a sábado de 11 a 19 h., domingos y festivos de 12 a 18 h.
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Organizada por:
Descripción de la Exposición
A Semana de Arte Moderna de 1922 representa uma mudança de paradigmas na cultura brasileira. Rompeu as fronteiras entre o popular e o erudito, promovendo a liberdade ética e estética na produção artística. O Paço das Artes – instituição pertencente à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – revisita a contribuição do movimento modernista com a exposição Modernismo desde aqui. Composta por 68 obras, incluindo artistas contemporâneos, a iniciativa faz parte do programa Modernismo Hoje, criado pelo Governo de São Paulo para celebrar o centenário da Semana de 1922. Com curadoria de Claudinei Roberto da Silva, a exposição evoca um dos principais aspectos do movimento modernista. Nas palavras do curador, “a leitura descolonizante da cultura e das artes do Brasil”. Uma figura central da época, Mário de Andrade também terá seu espaço garantido, a partir de documentos e fotografias presentes na mostra. “Em maio de 1935, Mário de ... Andrade foi nomeado simultaneamente Chefe da Divisão de Expansão Cultural e Diretor do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, o que lhe permitiu, entre outras coisas, organizar a ‘Missão de Pesquisas Folclóricas’, que, em 1938, colheu importantes documentos sobre a cultura dos estados do Nordeste e do Norte do país”, destaca o curador. Modernismo desde aqui tem um núcleo de artefatos, documentos e obras do acervo da Missão de Pesquisas Folclóricas de 1938, mantido pela Biblioteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo. Ontem e hoje Embora a produção artística fora do eixo Sudeste tenha se destacado à época, é pouco lembrada na narrativa histórica do movimento modernista. Na exposição, a proposta é preencher essa lacuna com obras dos artistas contemporâneos – muitos deles representantes da diáspora africana no Brasil – que, de alguma forma, dialogam com essas referências do passado. No núcleo expositivo denominado contemporâneo, estão pinturas no estilo naif, de Nilda Neves, peças em madeira de Taygoara Schiavinoto, gravuras em papel de Santídio Pereira, xilogravuras em papel de Eduardo Ver, pinturas de André Ricardo e uma escultura de Eneida Sanches. Fotografias de Wagner Celestino, escultura de Maurino Araújo, pinturas em acrílico de Sérgio Lucena, obra com tinta óleo e látex de Mari Ra e trabalhos em óleo sobre tela de Marcio Mariano e Manuel Carvalho completam a lista dos artistas contemporâneos da mostra. No núcleo histórico, o público confere as obras “Paisagem” (1948), de Tarsila do Amaral; “Trabalhadores” (1937), de Livio Abramo; “O bom caminho” (1920), de Ismael Nery; e os desenhos “Jovem negro de mãos dadas” (1925), “Zulmira” (1925) e “Jovem negro com gravata borboleta” (1927), de Lasar Segall, além da aquarela Mãe negra entre casas (1930), também de sua autoria. Os trabalhos de Lasar e Tarsila foram cedidos pelo Museu Lasar Segall e o Museu de Arte Moderna de São Paulo, respectivamente.

 

 

Entrada actualizada el el 03 jun de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones