Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Ponto Final Sem Pausas

Dónde:
Museu de Arte Moderna (MAM) - Rio de Janeiro / Av Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
15 oct de 2011 - 15 ene de 2012
Inauguración:
15 oct de 2011
Comisariada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a Petrobras e a Light apresentam a exposição 'Ponto Final Sem Pausas', que ocupará o Espaço Monumental do MAM com a grande instalação homônima da escultora paulistana Elisa Bracher. O trabalho segue a escala monumental das últimas obras da artista e dialoga com o espaço arquitetônico do museu. 'Elisa Bracher é uma das mais contundentes escultoras e gravadoras cuja trajetória iniciou-se nos últimos vinte anos', afirma o curador Luiz Camillo Osório.

 

A grande instalação, criada especialmente para a primeira exposição da artista no MAM Rio, é composta por uma grande esfera de 1,10 metro de diâmetro, pesando oito toneladas, que ficará a cerca de dois metros do chão e 'flutuará no salão monumental do MAM', suspensa por dois cabos de aço. Fazem parte da instalação, ainda, três grandes placas de chumbo ... - chamadas de lençóis pela artista - que ficarão próximas à parede do museu. Os 'lençóis', colocados vertical e horizontalmente, medem 8m x 10m cada. 'São grandes placas de chumbo sobre chumbo, com diferentes nuances de cinza, inspirados nos trabalhos de Mark Rothko, na Capela Rothko, em Houston, EUA', explica Elisa Bracher.

 

Um engenheiro calculista realizou estudos prévios para garantir a colocação da obra, que necessitará de cerca de 20 dias de montagem. Para que a esfera possa entrar no Espaço Monumental, serão retiradas as esquadrias das janelas do local. 'Faço estudos mentalmente. Tenho uma capacidade intuitiva de encontrar o ponto de equilíbrio. Depois que a obra pronta, chamo um engenheiro para fazer os cálculos e comprovar a estabilidade da mesma', afirma Elisa Bracher. 'Não gosto da arte isolada, como algo excepcional, que está em um lugar inalcançável. A relação com a indústria me atrai e a física e a mecânica me fascinam. Gosto dessa mistura'. Seguindo a ideia de que a arte deve estar próxima do público e não em um patamar inalcançável, Elisa Bracher informa que as obras poderão ser tocadas.

 

A grande bola estará presa por dois cabos de aço, permitindo que seu peso seja distribuído sem sobrecarregar nenhum dos cabos de sustentação, o que produz o equilíbrio que a artista busca em seu trabalho. 'Com um fio, há infinitas possibilidades de equilíbrio. Com dois fios, há somente um ponto de equilíbrio', observa a artista. 'Nesta instalação estão presentes de maneira mais direta os dois elementos centrais de meu trabalho: peso e equilíbrio'.

 

O nome da exposição, 'Ponto Final Sem Pausas', vem da 'ideia de querer terminar, de uma tentativa de prorrogar algo que não se finaliza', explica a artista, que começou a trabalhar com gravuras em grande escala, em materiais como madeira, metal e chumbo, antes de realizar instalações. 'Na obra, havia sempre uma massa contundente preta e linhas. A instalação segue essa ideia, também há linhas - os cabos de aço - e a massa - os lençóis'.

 

 

 

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones