Exposición en Lisboa, Portugal

Red Flower

Dónde:
Galeria Bruno Múrias / Rua Capitão Leitão 10-16 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
Desde 06 abr de 2021
Inauguración:
06 abr de 2021 / 14 a 19 h.
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Documentos relacionados:
Descripción de la Exposición
RED FLOWER HENRIQUE PAVÃO Red Flower – ou o fogo(1) – é a primeira exposição de Henrique Pavão (Lisboa, 1991) na Galeria Bruno Múrias. O conjunto de obras que apresenta expressa um movimento transitório e de renovação, ancorado num processo de revisitação do artista a trabalhos anteriores. Desse processo, o artista resgata a imagem de um confronto entre um tigre e um leão que, em tempos, retirara do youtube e onde apenas está disponível um excerto do filme original. Motivado pela vontade de aceder à versão integral do filme, produzido na década de 1930, Pavão procurou por um exemplar que acabou por adquirir. Contudo, a violência retratada no filme, para captar a instintiva ação de sobrevivência entre os dois felinos que lutam até à morte, levou o artista a destruí-lo. Da película de 16mm restam somente um frame que dá forma à fotografia The Adventure Parade: Lion Tiger Fight(2) e as cinzas que ... repousam no interior de cada uma das Red Flower(s). Esses objetos, urnas em terracota cozida em soenga cuja chama foi ateada pela própria película sacrificada, são réplicas de artefactos pré-colombianos que integram a coleção do Museu de Antropologia da Cidade do México.(3) Na sua expressão arqueológica, as urnas denunciam etapas de um processo construtivo lento que começa com a modelação e a queima das peças – que lhes enriquece o espectro cromático, contrastando as partes mais escuras e mais queimadas com as de aspeto mais cru e mais claro, ou menos fustigado pela chama e pelo calor do processo –, a que se soma um atento esforço de restauro provocado pela fragmentação das peças sob o solo e o encobrimento efetivo das suas partes, que levou o artista a proceder à escavação para reencontrar os pedaços perdidos dos artefactos que, depois, reconstruiu. Essas quase arqueologias partilham o espaço central da exposição com cinco projetores que exibem cinco fotografias de Pavão sobre um antigo cinema da aldeia alentejana de Salvada, erguido no Estado Novo, na mesma década da rodagem do filme da luta de felinos. As imagens que compõem Shoshanna(4) estão alteradas no seu ponto de exibição para dialogarem com a cor da terra do chão da Salvada e, nos projetores, colocadas de modo a sofrerem uma modificação cromática ainda maior, à medida que o dispositivo as queima, gradualmente ao longo do tempo de exposição. Quer os artefactos de Red Flower como os projetores de Shoshanna estão colocados sobre plintos de taipa cor-de-chama, essa mesma terra do chão do lugar do Baixo Alentejo, onde se situa o cinema e onde o artista pensou e deu corpo a este projeto expositivo e que, assim, fazem sobressair as ligações que aqui explora em torno da ação simbólica do fogo e do queimar. ..................... 1 Red Flower é o eufemismo escolhido por Shere Khan, o temível tigre de The Jungle Book (1894), de Rudyard Kipling, para se referir ao fogo, com o intuito de desvalorizar os efeitos do elemento: são apenas flores, flores vermelhas; 2 The Adventure Parade: Lion Tiger Fight, aqui título da peça de Pavão, é também o título original do filme por ele destruído; 3 Civilização Zapoteca e Mixtecas, documentados pelo artista numa viagem de investigação ao México em 2019; 4 A referência é a Shoshanna Dreyfus, a incendiária do Cinema do filme Inglourious Basterds (2009), de Quentin Tarantino. RED FLOWER HENRIQUE PAVÃO Red Flower – or Fire(1) - is the first exhibition by Henrique Pavão (Lisbon, 1991) at Galeria Bruno Múrias. The group of works expresses a transitory and renewal movement, anchored in a process of revisiting some of the artist’s previous questions. From this process, Pavão rescues the image of a fight between a tiger and a lion he had once found on youtube, where only an excerpt of the original film is available. Moved by the desire to access the full version of the movie, produced in the 1930s, the artist looked for a copy, which he eventually acquired. The violence portrayed in the film, capturing the instinctive action of survival between the two felines that fight to death, led the artist to destroy it. From the 16mm film, there is only one frame remaining, the photograph The Adventure Parade: Lion Tiger Fight(2), as well as the ashes that rest inside each of the Red Flower (s). These objects, urns made of terracotta whose firing process in soenga was initiated by the sacrificed filmed itself, are replicas of pre-Columbian artifacts that are part of the collection of Museo Nacional de Arqueología (CDMX)(3). In their archaeological expression, the urns denote stages of a slow process that begins with the modeling and burning of the pieces – enriching their chromatic spectrum, with darker and more burnt parts contrasting with rawer and lighter ones, or less buffeted by the flame and the heat – to which is added a careful reconstruction. The restauration was caused by the fragmentation of the pieces under the soil and the effective masking of its parts, which led the artist to dig the burning site in order to find the lost pieces. These almost archeologies share the central space of the exhibition with five projectors that show five photographs of Pavão of an old cinema in the village of Salvada (Alentejo, Portugal), built in the Estado Novo period, in the same decade when the feline fight was shot. The images that make up Shoshanna(4) are altered in their exhibition point in order to dialogue with the colour of the earth of Salvada and, in the projectors, placed in a way to undergo an even greater chromatic modification, the device burns them gradually with more exposure time. Both the Red Flower artifacts and the Shoshanna projectors are placed on flame-coloured rammed earth plinths, the same earth of Baixo Alentejo, where the movie theather is located and where the artist thought and conceived this project; it thus highlight the connections around the symbolic action of fire and burning. ..................... 1 Red Flower is the euphemism chosen by Shere Khan, the fearsome tiger from Rudyard Kipling’s The Jungle Book (1894) to refer to fire, devaluating the element’s effects; they are just flowers, red flowers; 2 The Adventure Parade: Lion Tiger Fight, here the title of Pavão’s work, is also the original title of the film destroyed by the artist. 3 Zapotec and Mixtec civilizations, documented by the artist on a research trip to Mexico in 2019; 4 The reference is Shoshanna Dreyfus, the cinema arsonist of the film Inglorious Basterds (2009), by Quentin Tarantino.

 

 
Imágenes de la Exposición
HENRIQUE PAVÃO, Shoshanna, 2021. Kodak Carousel S-AV slide projector, slide (35mm, colour), rammed earth (5 units), (5x) 110 x 28 x 28 cm. Ed. 3 + 1 AP PA — Cortesía de la Galeria Bruno Múrias

Entrada actualizada el el 24 mar de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones