Exposición en Lisboa, Portugal

Revolutions Xenakis

Dónde:
Museu Calouste Gulbenkian - Fundação Calouste Gulbenkian / Av. de Berna 45A / Lisboa, Portugal
Cuándo:
03 dic de 2022 - 27 mar de 2023
Inauguración:
03 dic de 2022
Comisariada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Esta exposição integra as comemorações do centenário do compositor Iannis Xenakis na Fundação Gulbenkian, destacando as arquiteturas do som concebidas por Xenakis ao longo da sua carreira. Révolutions Xenakis, uma exposição coproduzida com a Philharmonie de Paris, celebra as numerosas facetas de um dos artistas mais férteis da segunda metade do século XX, Iannis Xenakis. Apaixonado pela antiguidade grega, «nascido com vinte e cinco séculos de atraso», como o próprio afirmava, Xenakis foi um criador na vanguarda da modernidade mais radical. Compositor, arquiteto, engenheiro, entusiasta da matemática e da informática, foi pioneiro em vários domínios, como a música eletroacústica ou a computação musical. Os seus espetáculos de luz e som conquistaram um vasto público e a vitalidade do seu portefólio, composto por quase 150 obras, jamais desvaneceu. Pondo em causa os princípios dos movimentos mais importantes da música do pós-guerra, Xenakis inventou uma grande parte das técnicas composicionais que caracterizam a segunda metade ... do século XX. Autor de um método de composição baseado na matemática e na representação gráfica da notação musical, Xenakis revolucionou a noção de som musical, estando o seu conceito de massas sonoras na origem de timbres inauditos. O compositor introduziu, igualmente, o processamento de grandes números e a noção de probabilidade subjacentes à sua teoria de música estocástica. Do mesmo modo, recorreu à matemática dos jogos, imaginando o princípio de peça musical aleatória, cujo conteúdo é fixado apenas durante a sua execução, o resultado de um «duelo» entre dois conjuntos orquestrais. Por fim, a sua abordagem inédita ao espaço e ao tempo na conceção dos espetáculos faz de Xenakis um dos fundadores da arte digital. Uma instalação de luz e som realizada pelo ateliê ExperiensS funcionará, em intervalos de tempo regulares, como um curto-circuito do processo cenográfico, cobrindo o teto e as paredes do espaço central da exposição, numa transposição dos «polítopos» de Xenakis para 2022. No espaço exterior à exposição, poderá ainda encontrar uma mostra documental de entrada livre que revela a relação próxima de Iannis Xenakis com a Fundação Gulbenkian, a instituição que mais obras encomendou ao artista.

 

 

Entrada actualizada el el 02 mar de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones