Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Sol que abre o céu

Dónde:
Silvia Cintra Galeria de Arte + Box 4 / Rua das Acácias, 104, Gávea / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
05 may de 2022 - 17 jun de 2022
Inauguración:
05 may de 2022
Precio:
Entrada gratuita
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Inaugura no dia 5 de maio a primeira exposição individual do artista paulista, Felipe Cohen, na galeria. Intitulada “Sol que abre o céu”, a mostra reúne 3 séries de trabalhos: 8 pinturas da “Série Pálpebras”, 4 vitrines da “Série Poente” e 3 esculturas inéditas da série “Linha do tempo”. Todas as séries citadas acima tratam a paisagem como um corpo físico, onde os elementos que os integram se relacionam de forma a remeter aos primeiros e últimos instantes do dia. Sobre o título, a ideia surgiu da forma como o sol aparece nas 3 séries em questão. Nas pinturas, pela luminosidade e pela forma; as áreas que representam o sol parecem ser aberturas de luz na superfície das telas. Nas peças tridimensionais, isso aparece com as inserções das formas em feltro claro que interagem com os outros materiais ora reflexivos, ora escuros e opacos. Sobre os materiais, Cohen utiliza o feltro ... por sua opacidade, luminosidade e “temperatura”. E obviamente pelo contraste interessante com as pedras polidas e a transparência dos vidros das vitrines. Além dessas oposições entre os materiais, todas as peças surgem da relação entre formas circulares e linhas retas que as atravessam, criando duplicidades ou continuidades. Dessas formalizações, os trabalhos estabelecem tensões que enfatizam a paisagem como um organismo. Ou seja, relacionam os elementos envolvidos numa paisagem de pôr do sol, por exemplo, de forma a criar uma dependência física entre eles, como um corpo onde as partes se justificam no todo. Desde o início de sua carreira artística, em 2001, o trabalho de Felipe Cohen se fundamentou nas relações projetivas do desenho e da escultura. Sua prática se desenvolve a partir da tensão entre as formas tradicionais e contemporâneas, com o intuito de reinterpretar e atualizar o sentido dos materiais usados em suas obras. Entre algumas exposições que Cohen participou, destacam-se: Pinacoteca: acervo, Pinacoteca de São Paulo (2020), Arte Contemporânea no acervo do Museu de Arte de São Paulo (2019), Past/Future/Present, Phoenix Art Museum (2017), Troposphere, Beijing Minsheng Art Museum (2017), Imagine Brazil, Musee d’art contemporain de Lyon (2014) e 8 Bienal do Mercosul, Porto Alegre (2011). Foi indicado ao Prêmio Pipa em 2010, 2012, 2013 e 2016 e foi finalista do prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça, em 2011. Recebeu o prêmio Illy SustainArt em 2016, entre outros.

 

 

Entrada actualizada el el 09 jun de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones