Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Takashi Fukushima

Dónde:
AC Consultoria em Arte / Rua José Maria Lisboa, 1008 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
09 ago de 2012 - 06 sep de 2012
Inauguración:
09 ago de 2012
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

O vislumbre de uma obra de arte, muitas vezes, se dá mediante um flash de visão. O que é chamado de 'inspiração' é apenas cinco por cento de um trabalho - como teria dito Picasso. O resto é trabalho, transpiração e o difícil: transformar essa visão em objeto.

 

Há muitos anos, li El elogio de la sombra, de Junichiro Tanizaki, em edição espanhola e, desde então, fiquei interessado por algumas passagens desse ensaio que trata da luz e da sombra, referenciando-a, principalmente, na arquitetura residencial e na arte japonesa.

 

Desde o início do século XX, a iluminação e a luz elétrica provocaram mudanças radicais no cotidiano da vida no Japão. O ensaio de Tanizaki, de 1933, é uma reflexão sobre as transformações ocorridas na cultura local. Ele reflete sobre o excesso de iluminação e diz que os japoneses crêem na beleza advinda das ... sombras. Nas suas palavras:

 

'Nosso pensamento, de fato, procede analogamente: creio que o belo não é uma substância em si, senão somente um desenho de sombras, um jogo de claros e escuros produzido por uma justaposição de diferentes substâncias. Assim como uma pedra fosforescente, colocada na escuridão, emite uma irradiação e, exposta à plena luz perde toda sua fascinação de uma gema preciosa, da mesma maneira a beleza perde sua existência se lhe suprimem os efeitos da sombra. [...] Mas, na realidade, esquecemos o que nos resulta invisível. Consideramos que aquilo que não se vê, inexiste. Quem insiste em ver a feiura, só conseguirá destruir a beleza, como ocorreria se se focasse um nicho de um salão de chá com uma lâmpada de cem velas'.

 

As obras que apresento têm a inspiração no olhar de Tanizaki sobre a estética oriental, que, de alguma forma, me identifico, mas, inevitavelmente, se justapõe com o meu estar no mundo ocidental.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Takashi Fukushima, Luz e Sombra, 2012

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
20 jul de 2024 - 13 jul de 2025

Institut Valencià d’Art Modern (IVAM) / Valencia, España

Formación
24 oct de 2024 - 25 oct de 2024

Centro Botín / Santander, Cantabria, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones