Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Todo o poder à praia!

Dónde:
Praia de Copacabana / - / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
27 nov de 2020 - 06 dic de 2020
Inauguración:
27 nov de 2020
Organizada por:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Para Art Basel OVR Miami Beach 2020, a praia de Copacabana no Rio de Janeiro se transformará em nosso espaço temporário de exposição. Em todo poder à praia! a arte se interconecta com a cidade e o mar, através de uma seleção especial de obras dos artistas Aleta Valente, Arjan Martins, Cabelo, Jarbas Lopes, João Modé, José Bento, Laura Lima, Marcela Cantuária, Maria Laet, Maria Nepomuceno, OPAVIVARÁ!, Rodrigo Torres e Vivian Caccuri. Nessa exposição, a arte transborda o desejo de ocupar o espaço público, camuflando-se na sonoridade das águas marinhas, na alegria dos quiosques e dos calçadões, no sabor dos picolés de fruta, na brisa fresca quando toca nossos rostos. A praia se constitui enquanto lugar democrático onde todas as pessoas podem transitar livremente e contemplar o mesmo horizonte infinito – imensidão azul que resguarda uma pluralidade de histórias, crenças, milagres e mistérios. Nas praias brasileiras é costume tomar banhos de mar ... para renovar as emoções, um ritual que atrai boa sorte aos novos ciclos que se iniciam. Iemanjá – padroeira dos pescadores – é quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar. No Ano Novo, sob influência sincrética das tradições afro-brasileiras, é bastante comum presenteá-la (assim como outras entidades e orixás), em sinal de gratidão pelas promessas cumpridas. Sobretudo, essa não é a primeira ação Gentil nas praias do Rio de Janeiro. No verão de 2010, surgiu o projeto ALALAÔ na praia de Ipanema, uma mobilização artística-política-afetiva para realização de uma série de ações na praia do Arpoador, idealizada por Marcio Botner, Ernesto Neto e Marcos Wagner. Esse projeto inaugurou nossas atividades nas areias praianas da cidade balneária, com intuito de integrar a arte aos espaços públicos. Milhares de quilômetros separam o Rio de Janeiro de Miami Beach, mas os vestígios da cultura litorânea nos permitem criar um imaginário convergente, seja pelo clima tropical, pela arquitetura beira-mar, pelos vestuários, comportamentos e tradições típicas que se sedimentam. A arte irá coletar no horizonte infinito, elementos que reduzam as distâncias e nos aproximem pela poética.

 

 

Entrada actualizada el el 30 nov de 2020

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones