Exposición en Santo Tirso, Porto, Portugal

Zulmiro de Carvalho: esculturas e desenhos 1980-2012

Dónde:
Museu Municipal Abade Pedrosa / Rua Unisco Godiniz, 100. 4780-373 / Santo Tirso, Porto, Portugal
Cuándo:
20 oct de 2012 - 24 feb de 2013
Inauguración:
20 oct de 2012
Comisariada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

O Museu de Serralves apresenta em Santo Tirso, no Museu Abade Pedrosa, a exposição Zulmiro de Carvalho: Esculturas e Desenhos 1980-2012. Esta exposição é comissariada por João Fernandes e Filipa Loureiro e inaugura este sábado, dia 20 de Outubro, às 18h.

 

O peso, o equilíbrio, o lugar e a relação entre formas, assim como a relação entre volumes e espaço, são aspetos fundamentais na escultura de Zulmiro de Carvalho. Depois de ter trabalhado durante algum tempo com materiais pesados e pouco maleáveis, como o ferro, a ardósia, o mármore e o granito, o escultor regressa, nos seus últimos trabalhos, à exploração de uma flexibilidade inesperada do material mais recente com que tem trabalhado, o aço Corten. Algumas das esculturas mais recentes adicionam cantos aos cantos que a sala tem, relacionam o chão com a parede, recortam fragmentos de áreas de ... chão e de parede sobre as quais se depositam ou encostam, numa transfiguração da geometria do espaço onde surgem. Sendo esculturas, contribuem para uma composição pictórica do espaço através da cor do próprio material que, no caso do aço Corten, com as suas possibilidades de oxidação, adquire a evidência de uma cor do próprio tempo que unifica e estrutura os elementos apresentados. Em certos casos, levantando-se do chão, constroem espaço no espaço que estendem, como parêntesis convergentes na experiência sensorial do visitante.

 

A sua capacidade transfiguradora do espaço mais ou menos neutro da galeria de arte ganha agora uma outra inesperada evidência na apresentação destas esculturas na comprida nave do antigo convento beneditino de Santo Tirso, hoje Museu Municipal, no percurso que, por essa nave, convidarão a percorrer. Das arestas da escultura às arestas do espaço gráfico e/ou arquitetónico é feito também o desenho de Zulmiro de Carvalho. Como intervalos gráficos nesse percurso, será também apresentada uma seleção de desenhos sobre papel que adquirem igualmente uma condição espacial pelas suas dimensões e instalação. Estes não serão desenhos de escultor, afastados que estão de qualquer condição de esquisso que os pudesse articular com esculturas realizadas ou não realizadas. Mas não deixam tão pouco de ser desenhos de escultor na autonomia de cada um no espaço onde surge, no modo como articulam o tempo do seu fazer nessa conquista íntima e progressiva do espaço do papel, na vibração da luz que exprimem pela densidade variável do peso da grafite na mão e na folha.

 

 

 

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
11 jul de 2024 - 22 sep de 2024

Sala BBVA - Palacio San Nicolás / Bilbao, Vizcaya, España

Formación
24 oct de 2024 - 25 oct de 2024

Centro Botín / Santander, Cantabria, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones