Artista

Manoel Veiga

1966 en Recife, Pernambuco, Brasil
Cortesía Manoel Veiga
Residencia:
Reside en São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Profesionales que le han comisariado:
Profesionales con obra:
Etiquetas:
Enlaces oficiales:
Descripción del Artista
Manoel Veiga nasce em agosto de 1966, em Recife, e cresce na praia de Boa Viagem. Filho mais velho de família pernambucana, desde a infância torna-se ávido leitor. O desenho também surge naturalmente e ocupa lugar importante no seu desenvolvimento assim como o interesse pela ciência e pela matemática que o leva a um contato precoce e intenso com a informática em seus primórdios. As primeiras leituras sobre arte acontecem ainda na adolescência e embora a prática do desenho tenha cessado completamente aos 12 anos de idade (seria retomada só aos 28 anos), esse interesse intelectual pelo assunto permaneceu presente, levando o artista a visitar museus e galerias em todas as suas viagens. Em 1985 inicia curso de engenharia eletrônica na Universidade Federal de Pernambuco, logo se tornando bolsista de iniciação científica no Departamento de Física, uma experiência que o marcaria profundamente. Nesse período começa a fotografar como hobby. Após receber o ... diploma, trabalha com automação industrial em fábrica da Rhodia, onde é treinado também em gerenciamento empresarial. Após 4 anos volta a desenhar, frequentando o ateliê do artista Renato Valle e começa a pintar. Meses depois abandona a engenharia. Embora essencialmente autodidata em artes, passa por algumas importantes etapas de aprendizado, Conhece o artista Gil Vicente que passa a orientá-lo nessa nova formação. Durante curso realizado na Fundação Joaquim Nabuco em Recife, conhece o crítico de arte Agnaldo Farias que, anos depois, provocaria sua mudança para São Paulo, onde vive atualmente. Destaca-se também o período na Escola de Belas Artes de Paris em 1997 quando pôde frequentar livremente todos os museus da cidade. Ao longo dos anos, o contato próximo com alguns artistas, como Eduardo Frota, Gil Vicente e Marcelo Silveira, e com alguns críticos de arte e curadores, como Agnaldo Farias e Moacir dos Anjos, tem influenciado seu percurso. Veiga tem realizado exposições em galerias e instituições no Brasil e no exterior, assim como assistências de curadoria e trabalhos de pesquisa para instituições como a Bienal de São Paulo e o Instituto Tomie Ohtake.

 

 
Promociones arteinformado

Entrada actualizada el el 07 ene de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de esta ficha?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

Promociones arteinformado
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la ficha de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Exposición Online
20 jun de 2022 - 14 ago de 2022

Online

Exposición
28 jun de 2022 - 30 jul de 2022

Juana de Aizpuru / Madrid, España

Premio
01 oct de 2021 - 31 ago de 2022

Madrid, España

Formación
06 oct de 2022 - 30 jun de 2023

Institut Valencià d’Art Modern (IVAM) / Valencia, España

¡Sigue informado desde nuestro canal!

Recibe las noticias de nuestras ediciones de España, Brasil, Colombia, Chile, Portugal, Argentina y México

Recibir alertas de noticias