Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Lugar-comum

Dónde:
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) / Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
12 mar de 2022 - 17 dic de 2023
Inauguración:
12 mar de 2022 / 11h30
Horario:
Martes a domingo de 10h a 21h
Precio:
Entrada gratuita
Enlaces oficiales:
Web  Twitter 
Teléfonos:
55 11 26480296
Correo electrónico:
mac@usp.br
Descripción de la Exposición
Lugar-comum é uma exposição de caráter colaborativo, baseada na interação entre curadores e artistas unidos no propósito de jogar luz sobre o acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Pensada como um "work in progress'', esta exposição se realiza em três atos, ao longo de cinco meses, resultando em três diferentes conformações espaciais, apresentadas no 5º andar do edifício-sede do museu. A proposta é abrir espaço para que a curadoria seja experimentada como um processo compartilhado entre as curadoras, os artistas selecionados para a mostra e os interlocutores convidados. A escolha do título está na contramão da definição corrente que considera o lugar-comum como sinônimo de algo banal que perde a força de seu sentido original pelo excesso de repetição. Ao invés disso, entende-se o termo como aquilo que é ordinário, que pertence à vida cotidiana e se transfigura ao integrar as obras de arte. Ao mesmo ... tempo, outro sentido se sobrepõe a este pela possibilidade de criação de um “lugar em comum”, negociado entre os membros do grupo e construído no enfrentamento das alteridades. No primeiro ato, a exposição é inaugurada com 15 obras pertencentes ao acervo do Museu, selecionadas pelas curadoras Ana Magalhães, Helouise Costa e Marta Bogéa. Foram reunidos trabalhos de Carmela Gross, Ding Musa, Emmanuel Nassar, Jessica Mein, Laércio Redondo, Marcelo Zocchio, Nina Moraes, Rodrigo Bivar, Rogério Ghomes, Rommulo Vieira Conceição, Rosângela Rennó e Gustavo Von Ha. No segundo ato os artistas refletem a respeito de suas obras em diálogo com seis convidados: Claudinei Roberto, Claudio Mubarac, Paulo Pasta, Paulo Garcez, Regina Silveira e Tadeu Chiarelli. Na sequência, os artistas escolhem livremente outras obras, que ao serem inseridas na exposição estabelecem interlocuções ou contrapontos capazes de gerar outros sentidos não previstos. Por fim, na terceira e última etapa, todo o grupo envolvido na exposição seleciona, coletivamente, as obras que completam o conjunto, dando-se por finalizado o processo. Lugar-comum coloca em discussão a autoridade curatorial do museu, a relação entre arte e vida cotidiana e as possibilidades de renovação de um acervo institucional a partir de novas leituras resultantes dos diálogos possíveis entre diferentes modos de ver o mundo.

 

 

Entrada actualizada el el 08 ago de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones