Enseña tus OBRAS en ARTEINFORMADO. ¡Cada día, más personas las miran!
Paulo Miyada

3 Actividad

Compártelo

Nacimiento: 1985 en São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Residencia: Reside en São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Próximas exposiciones comisariadas: 34ª Bienal de São Paulo: Faz escuro mas eu canto, Ximena Garrido-Lecca
Artistas comisariados:
Enlaces oficiales Web  Facebook 
Etiquetas:
Publicada el 03 jun de 2014      Vista 667 veces

Descripción del Profesional del arte

Paulo Miyada (São Paulo, 1985) es curador independiente y curador jefe del Instituto Tomie Ohtake (São Paulo), desde 2016 Antes, forma parte del equipo curatorial del Instituto Tomie Ohtake, como curador asistente. Entre sus últimas curadorías está la exposición "Correspondencias", junto a Agnaldo Farias, en el Instituto Tomie Ohtake (Sao Paulo), dentro de los actos organizados para conmemorar los cien años del nacimiento de la artista japonesa Tomie Ohtake, que nació en Kyoto en 1913 y vive y trabaja en São Paulo desde jóven; Estranhamente familiar también en el Instituto Tomie Ohtake. ----------------------------------------- Paulo Miyada (São Paulo, 1985) é curador e pesquisador de arte contemporânea. Formado em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP, desenvolve trabalhos práticos e teóricos sobre as representações audiovisuais das cidades. Possui mestrado em História da Arquitetura e Urbanismo também pela FAU - USP. É curador-chefe do Instituto Tomie Ohtake desde 2016, onde coordena o Núcleo de Pesquisa e Curadoria respondendo pela curadoria de diversas exposições, entre elas "AI-5 50 ANOS – Ainda Não Terminou De Acabar" (2018); "Osso: exposição-apelo ao amplo direito de defesa de Rafael Braga" (2017); "Aprendendo com Dorival Caymmi: Civilização Praieira",;“Tomie Ohtake 100-101” (2015); “Nelson Felix: Verso” (2013); “Paulo Bruscky: Banco de Ideias” (2012) e o programa “Arte Atual” (desde 2013), além de co-coordenar o programa de cursos da Escola Entrópica, onde atua como professor também. Realizou em 2008 o vídeo documentário tododia-feira, em que se vale de uma série de oficinas audiovisuais com finalidade dupla: documentar uma feira-livre e, simultaneamente, elaborar discursos sobre ela junto aos feirantes e fregueses [http://cosmopista.wordpress.com/2008/12/10/videoimagens-em-movimento/]. Entre 2006 e 2008, realizou pesquisa de iniciação científica sobre o grupo de arquitetos ingleses Archigram. Algumas referências de seus estudos podem ser acompanhadas no site cosmopista.wordpress.com. Foi assistente de curadoria da 29a Bienal de São Paulo (2010) e integrou a equipe curatorial do Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (2011-2013) e da edição retrospectiva desse programa realizada em 2014. Foi curador das mostras coletivas “A parte que não te pertence”, Wiesbaden (Kunsthaus Wiesbaden, 2014), “A parte que não te pertence”, Madri (Galeira Maisterravalbuena, 2014), “Boletim” (Galeria Millan, 2013), “É preciso confrontar as imagens vagas com os gestos claros” e “Em direto” (Oficina Cultural Oswald de Andrade, 2011 e 2012), entre outras. Foi curador adjunto do 34o Panorama da Arte Brasileira “Da pedra, da terra, daqui”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo; bem como curador geral do projeto "Estou Cá", que ocupou parte do Sesc Belenzinho de Julho de 2016 a Março de 2017.

Actualizado

el 10 feb de 2020

Contactar

¿Quieres contactar con el gestor de la ficha?

Exposiciones comisariadas

Cartel de la Bienal.
04 sep de 2021 - 05 dic de 2021

34ª Bienal de São Paulo: Faz escuro mas eu canto

Pavilhão Ciccillo Matarazzo / São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Image: Ximena Garrido-Lecca. Installation view of Insurgencias Botánicas: Phaseolus Lunatus, 2017. Photo: Ramiro Chavez. Courtesy of Fundação Bienal de São Paulo
10 feb de 2021 - 27 mar de 2021

Ximena Garrido-Lecca

CCA Wattis Institute for Contemporary Arts / San Francisco, California, Estados Unidos

Deana Lawson, The Garden, 2015. Courtesy of the artist and Sikkema Jenkins & Co., New York
25 jul de 2020 - 23 ago de 2020

Deana Lawson - ***POSPUESTA***

Pavilhão Ciccillo Matarazzo / São Paulo, Sao Paulo, Brasil


Compártelo
volver arriba